terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Rouxinol-dos-caniços

A biodiversidade de Israel aumentou. Em setembro passado, o pesquisador Yoav Perlman, do Centro Israelense para a Observação de Pássaros, encontrou pela primeira vez um espécime do rouxinol-dos-caniços, no Vale de Hula, dentro do país. O pássaro migratório, nativo do Iraque, está ameaçado de extinção. A equipe de Perlman marcou algumas aves, com anéis especiais.

No início deste mês, outro pesquisador israelense identificou dois dos pássaros marcados na mesma região. Isso indica que aquele grupo pode ter escolhido o vale como ponto de descanso em sua migração, rumo à África Oriental.


O rouxinol-dos-caniços é nativo da região dos pântanos de Basra, no Sul do Iraque. A espécie corre risco de extinção porque, de acordo com pesquisadores, 90% dos exemplares morreram quando o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, decidiu drenar os pântanos de Basra, nas décadas de 70 e 80. Saddam Hussein fez isso para expulsar a população de xiitas que lhe fazia oposição. Agora, depois da queda do ditador, os pântanos estão se recuperando. E as populações de aves, aparentemente, podem estar encontrando novas áreas para ocupar. Se ao menos os exilados humanos tivessem tanta facilidade para ir e vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário