segunda-feira, 26 de abril de 2010

LIMPA-FOLHA









“O limpa-folha do Nordeste pode ser considerado um dos animais mais ameaçados e mais raros em todo o planeta. Sem dúvida, na Mata Atlântica, é a ave mais rara”, diz o biólogo Carlos Gussoni.
Em todo o Nordeste, restam menos de 3% da floresta Atlântica original. Na Mata do Urubu são menos de mil hectares, bem preservados. Um oásis cercado pelos canaviais, onde aves, mamíferos e répteis tentam sobreviver.
Andando à procura do raríssimo limpa-folha, encontramos uma serpente na trilha, um lagarto muito estranho olhando de longe, o esquilo aproveitando o almoço e outras aves, que se refugiam e se reproduzem aqui. Um ninho de beija-flor tem dois ovos, bem protegidos pela fêmea. Mas, nem sinal do pássaro que estamos procurando.
Nós voltamos à Mata do Urubu, duas semanas depois. Os filhotes de beija-flor já nasceram e estão à espera dos pais, para alimentá-los. De repente, renascem as esperanças dos biólogos. Surge na mata a resposta do canto que tanto esperavam ouvir.
“Estou emocionado ouvindo o canto. Essa é uma das aves mais raras do mundo: o limpa-folha do Nordeste. Eu acho que é um privilégio poder observar bem de perto um dos últimos indivíduos”



Nenhum comentário:

Postar um comentário