sábado, 23 de janeiro de 2010

ARARINHA-AZUL






A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii),ave da família Psittacidae é uma das espécies mais ameaçadas de extinção do planeta. Existe atualmente apenas um exemplar em liberdade, vivendo no município de Curaçá-BA, e outros 60 em cativeiro espalhados pelo mundo.
ararinha-azul sempre foi rara na natureza, e durante séculos de
colonização humana seu hábitat vem sendo destruído. O principal fator que levou a espécie a este quadro dramático foi a retirada de ararinhas da natureza, por traficantes de aves, para o comércio ilegal.
ararinha-azul sempre foi rara na natureza, e durante séculos de hábitat vem sendo destruído. O principal fator que levou a espécie a este quadro dramático foi a retirada de ararinhas da natureza, por traficantes de aves, para o comércio ilegal.O PROJETO em Curaçá dispõe de uma base na cidade e outra no campo, localizada na caatinga, dentro da área de vida da ararinha, a cerca de 30 km da sede do Município. Também possui uma Toyota, indispensável para o deslocamento nas difíceis estradas da região.

Para a realização dos trabalhos, o Projeto conta com a presença de um biólogo na cidade em tempo integral; este conta com o auxílio de um assistente de campo e de vaqueiros locais. Também são recrutados estagiários, geralmente estudantes de biologia, que auxiliam na coleta de dados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário