O Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC) mostrou-se favorável à legalização de criadores de pássaros e animais silvestres durante a reunião do Movimento dos criadores de passeriformes com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), Roberto Messias Franco.
Colatto acredita que a ação poderá combater, de forma efetiva, a clandestinidade e o tráfico de animais silvestres no Brasil, além de ser uma atividade com uma produção econômica como qualquer outra. “A criação de animais nativos para a comercialização legal combateria ainda mais o tráfico e melhoraria a atuação dos órgãos de fiscalização, evitando o crime organizado e os grandes prejuízos à biodiversidade brasileira”, conta.
Durante o encontro no Ibama, Colatto ressaltou ainda a necessidade de criar incentivos através de linhas de crédito para criadores legais, a liberação da documentação sem a burocracia de ambientalistas no Ibama e no Ministério do Meio Ambiente. “A idéia é que o Brasil busque em outros países que tem criação legal de animais silvestres, como questões de bem estar animal, a harmonia na adaptação ao meio de criação, alimentação, conforto e combate à doenças. Assim como garantir maior atividade, longevidade e facilidade de reprodução dos animais”, ressaltou Colatto.
No Brasil, existem mais de 300 mil criadores de animais silvestres e 600 mil criadores comerciais, em Santa Catarina, mais de 20 mil criadores trabalham com pássaros. Por isso, Colatto defende que a atividade precisa ser regulamentada e valorizada pelo Ibama e Poder Público no Brasil.
Atualmente, a instrução normativa que trata da criação de pássaros, a IN nº 169/2008, do IBAMA, não reconhece a criação amadora de pássaros nativos no Brasil – cerca de 300 mil –, e suspende o registro de novos criatórios comerciais
Nenhum comentário:
Postar um comentário