domingo, 25 de abril de 2010

AVES NO AMAZONAS


Observação de aves no

Amazonas


A exuberante selva amazônica cobre a imensidão das terras baixas do sul de Colômbia, especialmente nos departamentos do Amazonas, Vaupés, Caquetá, Putumayo e Guaviare.

Nossa selva amazônica limita-se ao N do Equador e Peru, e com o Noroeste do Brasil onde o grande Rio Amazonas banha a bela Leticia, capital do Amazonas.

Bosque úmido tropical é o habitat predominante nesta região onde a unidade pluviométrica atinge os 3.300 milímetros anuais. A selva amazônica é megadiversa em flora e fauna e é ainda o lar de uma grande variedade de comunidades indígenas. Esta é uma das regiões com mais AICAs e áreas protegidas dentro do sistema de parques nacionais naturais de Colômbia.


Cream-colored Woodpecker (Celeus flavus) hembra


Com mais de 750 espécies de aves na Amazônia colombiana, as para observar aves são inumeráveis. Logisticamente, Leticia e seus arredores são as opções mais exeqüíveis e produtivas.


Nas ilhas do Rio Amazonas se encontram, entre muitas outras espécies, o formigueiro Castelnau's Antshrike (Thamnophilus cryptoleucus) e o trepatroncos Zimmer's Woodcreeper (Dendroplex kienerii) que só habitam nas proximidades do rio.

Yellow-billed Jacamar (Galbula albirostris)


Outra excelente área de observação de aves é a do PNN Amacayacu e Porto Nariño onde surpresas como um grupo de uns 15 indivíduos do trompetero Gray-winged Trumpeter (Psophia crepitans) podem ser encontrados.

Em general, a observação de aves é fácil e a paisagem é surpreendente com o majestoso Rio Amazonas como auto-estrada para mover-se entre as diferentes áreas. Em general, este é um paraíso para observar tucanos, cotingas e formigueiros, entre muitas outras aves.

Uma só espécie típica se encontra na Amazônia colombiana, o colibri Chiribiquete Emerald (Chlorostilbon olivaresi), mas a zona onde habita é afastada de cidades como Leticia e, por isso, é de difícil acesso.



Hooded Tanager (Nemosia pileata)






Nenhum comentário:

Postar um comentário